Foi com muita curiosidade que ontem sintonizei a SIC para assistir ao primeiro de dois episódios que a referida estação produziu e tem a vindo a anunciar diariamente, sobre a vida íntima de Salazar.
Pessoalmente considero que nada justifica a existência de tabus sobre personagens ou factos que, goste-se ou não, fizeram parte integrante da nossa história, e tais análises, quando devidamente fundamentadas, até nos ajudam a compreender um pouco melhor o povo que somos.
Mas confesso que no final fiquei um tanto confundido e decepcionado com o episódio, pois parece-me que uma vez mais se misturou a realidade com a ficção, e o resultado na verdade ficou bem aquém do que se podia esperar.
Reduzir a dimensão da vida privada do velho ditador (com as suas qualidades e defeitos) a uma espécie de versão manhosa de Zézé Camarinha do Vimieiro não lembrava a ninguém!
Resta-nos aguardar o segundo episódio a ser exibido hoje, para ver até que ponto é que a imaginação dos argumentistas vai chegar … Mas não desesperemos: Se a coisa começar a ficar completamente tonta (poderão por exemplo chegar á conclusão que Salazar era na realidade um E.T.), sempre podemos desligar o som e ver só as imagens … o episódio de hoje vai contar com a participação de Soraia Chaves (um descanso para a vista e um conforto para a alma) …
Há 8 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário