segunda-feira, 16 de março de 2009

O Rapaz do Pijama ás riscas


Este foi sem dúvida um dos filmes mais tocantes que vi nos últimos anos sobre o tema do Holocausto.

Baseado num conto de 2006 do escritor irlandês John Boyne, “The Boy in the Striped Pyjamas” (2008) é uma co-produção Britânico-Americana realizada por Mark Herman que aborda o Holocausto sob o ponto de vista de uma criança alemã de 8 anos que devido ao trabalho do seu pai, militar, vai viver para o campo para perto de uma “quinta”, que na realidade é o campo de extermínio de Auschwitz.

É um filme profundamente comovente e triste que nos faz observar todo o drama que atravessa a narrativa, sob o olhar ingénuo de uma criança. Para quem como eu, tem filhos da idade dos protagonistas o filme torna-se duplamente triste, quando pensamos no que sofreram as crianças desse tempo, mas também no que tantas continuam a sofrer ainda hoje, e por vezes aqui tão perto, muitas das vezes apenas por questões de raça, credo ou etnia.

Trata-se de um filme que, não obstante a sua crueza se recomenda também a que quem tenha filhos adolescentes o veja e o discuta com eles, para os ajudar a compreender a irracionalidade e o horror a que todos os fanatismos fatalmente conduzem.

Um filme que é um murro no estômago. Obrigatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário